Dados do Trabalho


Título

OSTEOMIELITE CRÔNICA POR SPOROTHRIX SP EM PACIENTE COM IMUNODEFICIÊNCIA COMUM VARIÁVEL.

Resumo

INTRODUÇÃO:
A Imunodeficiência Comum Variável (ICV) é o erro inato da imunidade sintomático mais frequente e prevalente em adultos jovens. Caracterizada por deficiência de produção de anticorpos, infecções bacterianas recorrentes, autoimunidade, linfoproliferação e malignidade. Existe pouca informação na literatura sobre a ocorrência de osteomielite crônica por Sporothrix sp (Ssp) em pacientes com ICV.
RELATO DE CASO:
K.R.S, feminina, 27 anos, natural do RJ, com ICV diagnosticada em 2015, em tratamento mensal com imunoglobulina humana venosa e, nos últimos dois anos, em uso de prednisona (20 mg/dia) para artrite de tornozelo. Em março de 2024 apresentou dor intensa em membro inferior esquerdo, com lesão flogística local, sem febre ou trauma local. Após tratamento inicial sem sucesso com cefalexina, a ressonância magnética revelou osteomielite crônica. A paciente foi tratada com ciprofloxacino e clindamicina intravenosos, seguidos de desbridamento cirúrgico, mas sem melhora. A cultura óssea revelou Sporothrix sp, e a paciente foi tratada com anfotericina B, itraconazol e nova cirurgia, com remoção cirúrgica do tecido ósseo infectado e posterior enxerto ósseo, apresentando boa evolução clínica.
DISCUSSÃO:
Este caso demonstra que devemos estar atentos ao diagnóstico de osteomielite por Ssp em pacientes com ICV e imunossuprimidos. A Esporotricose é uma micose, usualmente subcutânea, de caráter subagudo ou crônico causada por fungos do gênero Sporothrix. A forma extracutânea (EC), rara, está associada à inalação de esporos e à disseminação hematogênica em pacientes imunossuprimidos. Os ossos são as estruturas mais acometidas, responsáveis por 80% dos casos de doença EC, com destaque para tíbia, ossos da mão, rádio e ulna. A cultura é o método padrão ouro para o diagnóstico e o tratamento é prolongado e sujeito a sequelas. No caso relatado, o uso prolongado de corticoterapia pode ter comprometido a imunidade celular da paciente, contribuindo para a infecção.

Área

Imunodeficiências

Autores

Gabrielle dos Santos Chataque, Denise Lacerda Pedrazzi , Fabio Chigres Kuschnir, Gerlia Bernardes da Silveira, Tatiana Guerra de Andrade Cavazzani, Natalia Rocha do Amaral Estanislau, Denise Bouço, Laisa Machado Miranda, Jorge Eduardo Soares Pinto, Gabriela Andrade Coelho Dias